Configurador
DESCRIÇÃO DOS PARÂMETROS DO SOFTWARE CONFIGURADOR
Modelo – Modelo do dispositivo que pode ser IPnet11, IPnet22 ou IPnet44.
ID ou NS – Identificador individual diferente para cada dispositivo.
Socket (Status) – Condição atual da conexão socket TCP/IP, ou seja, se neste momento o dispositivo está ou não conectado a algum outro dispositivo ou software.
Versão – Versão do firmware (programa) do microprocessador.
IP Local – Endereço IP do dispositivo na rede local que pode ser do tipo Fixo ou Dinâmico (DHCP).
- Fixo – O dispositivo possuirá um endereço de IP fixo definido no parâmetro IP Local. Caso haja na rede outro dispositivo com o mesmo endereço IP haverá conflito de endereços na rede e ambos os dispositivos podem não funcionar corretamente.
- Dinâmico (DHCP) – O dispositivo possuirá um endereço IP variável que será atribuído pelo roteador ou servidor de rede toda vez que forem ativados. Assim que o dispositivo receber um endereço IP válido seu led DHC irá acender. Em modo DHCP não haverá conflito de IPs pois os dispositivos sempre terão endereços diferentes entre si. Este modo é útil quando não se conhece as características da rede onde o dispositivo será instalado pois os parâmetros irão ajustar-se automaticamente a rede. Os dispositivos IPnet saem de fábrica em modo DHCP.
Porta (Local) – Porta utilizada pelo dispositivo para conexão socket cliente ou servidor.
Máscara de sub-rede – Valor da máscara de sub-rede utilizada pelo dispositivo na rede local.
IP do Gateway – Endereço do dispositivo que será utilizado como gateway de rede, geralmente contém o IP do roteador ou do servidor de rede.
IP do Servidor de DNS – Endereço do dispositivo que será utilizado como servidor de DNS pelo módulo, geralmente contém o IP do roteador ou do servidor de rede.
Domínio ou IP do Servidor – Domínio ou IP do dispositivo servidor ao qual o dispositivo irá se conectar sempre que configurado como cliente.
Porta (Servidor) – Porta remota do dispositivo servidor a qual o módulo irá se conectar sempre que configurado como cliente.
MODOS DE OPERAÇÃO
Modo HTTP – Todos os dispositivos IPnet com versão de firmware acima de 2.00 contam com um Webserver (HTTP) interno. Com o produto instalado na rede local, basta digitar no navegador (ou browser) de qualquer computador da mesma rede o endereço IP do produto, ou ainda digitar a URL http://ipnet12345 sendo que 12345 representam os 5 dígitos do número ID do produto. Este número ID pode ser encontrado na face de baixo do produto ou utilizando o Software Configurador. De fábrica, o usuário para acesso via URL é "ipnet" e a senha "000000" (seis zeros).
O Webserver também proporciona ao produto o recebimento de comandos via protocolo http com retorno em formato JSON (JavaScript Object Notation). Consulte-nos para mais informações sobre o protocolo.
Modo Cliente (Socket TCP) – O dispositivo IPnet busca constantemente se conectar a outro dispositivo cujo IP ou domínio esteja definido em seu parâmetro "IP ou Domínio do Servidor remoto", associado a sua respectiva Porta. Uma vez conectado, o socket TCP/IP estará aberto e a troca de dados poderá ser feita entre os dispositivos. Se por algum motivo a conexão cair, o dispositivo IPnet tentará constantemente reconectar-se ao dispositivo servidor remoto até que consiga. Consulte-nos para mais informações sobre o protocolo.
Modo Servidor (Socket TCP) – O dispositivo IPnet fica aguardando uma solicitação de conexão vinda de algum dispositivo configurado como cliente. Uma vez conectado, o socket TCP/IP estará aberto e a troca de dados poderá ser feita entre os dispositivos. Se por algum motivo a conexão cair, o dispositivo cliente é que deverá solicitar a reconexão (o modo servidor não reconecta automaticamente). Consulte-nos para mais informações sobre o protocolo.
Modo Servidor Multiponto (Socket TCP) – Um dispositivo modelo IPnet44 fica aguardando solicitações de conexão vinda de até 4 dispositivos modelo IPnet11 que estarão configurados como Cliente. Uma vez conectados, a entrada do dispositivo IPnet11 conectado à:
- Porta+11 do dispositivo IPnet44 comandará sua saída número 1.
- Porta+12 do dispositivo IPnet44 comandará sua saída número 2.
- Porta+13 do dispositivo IPnet44 comandará sua saída número 3.
- Porta+14 do dispositivo IPnet44 comandará sua saída número 4.
O modo "Servidor Multiponto" está disponível apenas para o dispositivo IPnet44 a partir da versão 1.30.
Modo Servidor ModBus (Socket TCP) – O dispositivo IPnet fica aguardando uma solicitação de conexão vinda de algum dispositivo configurado como cliente. Uma vez conectado, o socket TCP/IP estará aberto e a troca de dados poderá ser feita entre os dispositivos utilizando o protocolo padrão ModBus TCP (Manual pdf).
FUNÇÕES
. Habilitar criptografia - Quando habilitado, o dispositivo IPnet passa a se comunicar aplicando um algoritmo de criptografia nos dados que trafegam na rede, o que aumenta a segurança caso haja um acesso indevido a esta. Esta função está disponível para comunicação entre dispositivos módulo a módulo (não multiponto) e para uso com nosso app Android. Não habilite esta opção para uso em conexão multiponto, uso com nosso software Windows ou para uso em softwares de outros fornecedores.
. Habilitar supervisão - Permite que o dispositivo IPnet aceite uma segunda conexão de supervisão em sua Porta+2 para monitoração dos estados das entradas e saídas.
. Acionamento local - Quando habilitado, as saídas do dispositivo IPnet passam a ser comandadas por suas entradas correpondentes e simultaneamente aos comandos por software. Toda vez que uma das entradas for fechada, a saída correspondente do dispositivo IPnet mudará de estado (inverte o estado atual). Simultaneamente, ao receber um comando de software, o dispositivo IPnet aceitará e executará o comando recebido. Essa função vale apenas para as 4 entradas e 4 saídas do módulo principal, não se aplica as entradas e saídas existentes nos módulos de expansão. Essa função não é adequada para casos em que o dispositivo IPnet estiver conectado diretamente a outro dispositivo IPnet (módulo a módulo).
. WatchDog timer rele - Quanto habilitado faz com que o dispositivo IPnet pulse (ON-OFF) seu contato de saída número 4 por 3 segundos (Tempo ON), sempre que houver uma falha de comunicação entre o dispositivo IPnet e o software ou entre 2 dispositivos IPnet (disponível para produtos fabricados a partir de agosto/16). Se habilitado, a saída número 4 será desativada para receber comandos.
. Desconectar por falha de comunicação - Se habilitado, o dispositivo IPnet irá desconectar do dispositivo remoto toda vez que não houver tráfego de dados entre eles durante o tempo definido. Isso garante que uma conexão não fique aberta indevidamente por problemas no trajeto da conexão entre os dispositivos.
. Reset por falha de comunicação - Desabilitado: O dispositivo IPnet mantém o estado de seus contatos de saída quando houver uma falha de comunicação entre os dispositivos conectados (local e remoto). Habilitado: O dispositivo IPnet volta o estado de seus contatos de saída ao repouso (NA aberto e NF fechado) quando houver falha de comunicação entre os dispositivos conectados (local e remoto). Este recurso fica disponível apenas quando o recurso acima estiver habilitado.
. Expansão das entradas ou das saídas - Aceita conexão com módulos de expansão, podendo chegar a ter até 4 entradas e 20 saídas ou 20 entradas e 4 saídas. Não é possível conectar expansões de entradas e também expansões de saídas ao mesmo tempo em um mesmo módulo IPnet44. Compatível com os modelos de expansão Exp-4S e Exp-8E que são vendidos separadamente.
PROBLEMAS NA CONFIGURAÇÃO
Siga o procedimento abaixo:
- Conecte o dispositivo IPnet a uma rede, roteador, switch ou diretamente a um computador.
- Conecte a fonte de 12V em seus bornes de alimentação.
- Acesse a página do produto adquirido e baixe o software Configurador adequado para os produtos IPnet.
- Uma vez baixado, descompacte-o em qualquer pasta e rode o software Configurador.
- No topo do programa será exibido o endereço IP do computador onde o software está sendo executado. Caso este endereço IP não esteja de acordo com a rede onde o módulo IPnet está instalado, verifique se existem 2 ou mais conexões de rede ativas neste computador e desative as conexões que não estiverem sendo utilizadas neste momento. Isso é necessário porque, para configuração dos módulos IPnet, estes devem estar na mesma faixa de IP que o computador em que estiver rodando o software Configurador. Uma vez desativadas as conexões sem uso, feche o software Configurador e abra-o novamente. Clique para procurar dispositivos.
- Se estiver utilizando uma rede que possua servidor de DHCP, pressione no módulo a tecla DHCP até que todos os leds se apaguem (aprox. 12 seg) e então solte a tecla. Ao reiniciar, o dispositivo irá receber automaticamente um novo endereço IP válido e o led DHC irá acender deixando o dispositivo disponível para configuração e uso. Clique novamente para procurar dispositivos. Caso o led DHC não acenda, isto indica que o dispositivo não recebeu um endereço IP correto do servidor de DHCP. Neste caso, ele ficará com o endereço IP de valor 192.168.0.4 e será necessário seguir o procedimento abaixo.
- Se estiver conectado ao módulo IPnet diretamente por cabo (ou utilizando apenas um switch), defina o IP do computador utilizado como "Fixo" e de valor 192.168.0.10. Uma vez ajustado o endereço IP do computador, feche o software Configurador e abra-o novamente. Verifique se no topo do software ele mostra "IP deste computador: 192.168.0.10". Caso positivo, clique novamente para procurar dispositivos.
- Após configurado, o dispositivo mantém os parâmetros gravados mesmo que seja desligado.
- A senha de fábrica para gravação de novos parâmetros é formada por 6 zeros (000000).