Configurador 2.2x

Software Configurador IPnet v2.2x

Informações do produto

Modelo – Modelo da controladora que pode ser IPnet11, IPnet22, IPnet42, IPnet44 ou IPnet44-SE.

ID ou Ns – Identificador individual diferente para cada produto (encontra-se na parte inferior do produto).

Socket TCP – Condição atual da conexão socket TCP/IP. Indica se a controladora está ou não conectada a algum outro dispositivo, software de controle ou de monitoramento.

Versão – Versão do firmware do microprocessador (software embarcado).

Rede - LAN

IP Local e Porta – Endereço da controladora na rede local que pode ser do tipo Fixo ou Dinâmico (DHCP).

- Fixo – A controladora possuirá um endereço de IP fixo. Caso haja outro dispositivo na rede com o mesmo endereço IP, haverá conflito de endereços entre eles e ambos poderão não funcionar corretamente.

- Dinâmico (DHCP) – A controladora possuirá um endereço IP variável que será atribuído pelo roteador ou servidor de rede (com DHCP Server) toda vez que forem ativados. Assim que a controladora receber um endereço IP válido, seu led DHC irá acender. Em modo DHCP não haverá conflito de IPs, pois os dispositivos sempre terão endereços diferentes entre si. Este modo é útil quando não se conhece as características da rede onde o dispositivo será instalado pois os parâmetros irão ajustar-se automaticamente a rede. Os dispositivos IPnet saem de fábrica em modo DHCP.

Máscara de sub-rede – Valor da máscara de sub-rede utilizada pela controladora na rede local.

IP do Gateway – Endereço do dispositivo que será utilizado como gateway de rede, geralmente contém o IP do roteador ou do servidor de rede.

IP do Servidor de DNS – Endereço do dispositivo que será utilizado como servidor de DNS, geralmente contém o IP do roteador ou do servidor de rede.

Servidor para modo Cliente e Porta – Endereço IP ou domínio do dispositivo Servidor ao qual a controladora IPnet irá se conectar quando configurada em modo Cliente.

Modos de Operação

 Webserver – Permite o acesso via navegador (browser) às configurações do produto, comando das saídas à rele e leitura dos estados dos IOs, de qualquer computador que tenha acesso ao endereço IP da controladora IPnet. Possui também o recurso opcional de envio automático dos estados dos IOs para um servidor HTTP remoto sempre que houver um evento de transição de estado em algum dos IOs (Eventos HTTP). 

Modo Cliente (Socket TCP) – A controladora IPnet se conecta a outro dispositivo (ou outra controladora IPnet) cujo IP ou domínio esteja definido em seu parâmetro "Servidor para modo Cliente", com sua respectiva Porta. Se por algum motivo a conexão cair, a controladora IPnet tentará constantemente reconectar-se ao dispositivo servidor remoto até que consiga.

Modo Servidor (Socket TCP) – A controladora IPnet fica aguardando uma solicitação de conexão vinda de algum dispositivo Cliente. Se por algum motivo a conexão cair, o dispositivo Cliente remoto é que deverá solicitar a reconexão.

Modo Servidor Multiponto (Socket TCP) – Uma controladora IPnet44 SE fica aguardando solicitações de conexão vinda de até 4 controladoras IPnet11 que estarão configurados como Cliente. Uma vez conectados:
- A entrada da controladora IPnet11, conectada à Porta+11 da controladora IPnet44 SE, comandará a saída número 1 da controladora IPnet44 SE.
- A entrada da controladora IPnet11, conectada à Porta+12 da controladora IPnet44 SE, comandará a saída número 2 da controladora IPnet44 SE.
- A entrada da controladora IPnet11, conectada à Porta+13 da controladora IPnet44 SE, comandará a saída número 3 da controladora IPnet44 SE.
- A entrada da controladora IPnet11, conectada à Porta+14 da controladora IPnet44 SE, comandará a saída número 4 da controladora IPnet44 SE.

Modo Servidor ModBus (Socket TCP) – A controladora IPnet fica aguardando uma solicitação de conexão vinda de algum dispositivo Cliente ModBus. Uma vez conectado, a troca de dados poderá ser feita entre os dispositivos utilizando o protocolo padrão ModBus TCP (Manual pdf).

Configurações

. Desabilitar o envio dos estados dos IOs a cada 2 segundos - Quando selecionado, a controladora IPnet se comunicará apenas quando houver uma solicitação por parte do dispositivo remoto que a controla. Apenas habilite esta opção se for um desenvolvedor de software e for gerenciar a conexão dentro do código.

. Habilitar criptografia dos dados - Quando habilitado, a controladora IPnet passa a se comunicar aplicando um algoritmo de criptografia nos dados que trafegam na rede, aumentando a segurança dos dados.
Esta função está disponível para:
- Comunicação entre duas controladoras IPnet (modos Cliente e Servidor).
- Comunicação das controladoras IPnet com o app NSE Android.
Esta função está indisponível para:
- Conexões modo Multiponto e ModBus.
- Comunicação das controladoras IPnet com softwares Windows (NSE ou de parceiros).

. Habilitar supervisão através de uma conexão na Porta+2 - Permite que a controladora IPnet aceite uma segunda conexão de supervisão em sua Porta+2 apenas para monitoração dos estados das entradas e saídas.

. Recuperar o estado das saídas ao retorno da energia - Permite que, ao retorno da energia (12Vcc), a controladora IPnet recupere os estados das saídas à rele para a mesma condição que estavam quando a energia deixou de existir.

. Comutar as saídas quando as entradas transitarem para ON - Quando habilitado, as saídas da controladora IPnet passam a ser comandadas por suas entradas simultaneamente aos comandos por software. Toda vez que uma das entradas for acionada, a saída correspondente do dispositivo IPnet mudará de estado (inverte o estado atual). Simultaneamente, ao receber um comando de software, a controladora IPnet aceitará e executará o comando recebido. Esta função não é aplicada para as conexões Módulo a Módulo ou Multiponto.

. Atraso para leitura das entradas - Insere um atraso de tempo para leitura das entradas. Se configurado com valor "0", a leitura fica mais rápida e com valor "3" a leitura é mais lenta.

. Quantidade de entradas ou saídas de expansão adicionadas - Quando estiver utilizando módulos de expansão acoplados à uma controladora IPnet44, utilize este campo para informar ao software a quantildade de IOs adicionados.

Quando a controladora IPnet estiver conectada a outra controladora IPnet, ou a algum software de controle / monitoramento, e a comunicação de dados parar de acontecer, a controladora poderá:

. Desconectar do dispositivo remoto - Se habilitado, a controladora IPnet irá desconectar do dispositivo remoto toda vez que não houver tráfego de dados entre eles durante o tempo de espera definido. ​Isso garante que o socket TCP seja reinicializado e a conexão não fique aberta sem que haja tráfego de dados entre os dispositivos.

. Ativar a última saída por 3 segundos - Quanto habilitado faz com que o dispositivo IPnet pulse (ON-OFF) sua última saída (IPnet11:Saída 1, IPnet42:Saída 2 e IPnet44:Saída 4) por 3 segundos (tempo ON) após efetuar a desconexão descrita acima. Esta função, também chamada de WatchDog, pode ser utilizada para resetar algum dispositivo externo no momento da falta de comunicação.

. Resetar a controladora IPnet - Se habilitado, após desconectar (ou após os 3 segundos da função acima) a controladora IPnet será resetada reinicializando seu processador e retornando o estado de seus contatos de saída ao repouso. Este reset não apaga ou altera nenhuma das configurações do produto.

Senha

Permite a alteração da senha de acesso às configurações do produto.

Problemas no Configuração

Siga o procedimento abaixo:

- Conecte o dispositivo IPnet a uma rede, roteador, switch ou diretamente a um computador.
- Conecte a fonte de 12V em seus bornes de alimentação.
- Acesse a página do produto adquirido e baixe o software Configurador adequado para os produtos IPnet.
- Uma vez baixado, descompacte-o em qualquer pasta e rode o software Configurador.

- No topo do programa será exibido o endereço IP do computador onde o software está sendo executado. Caso este endereço IP não esteja de acordo com a rede onde o módulo IPnet está instalado, verifique se existem 2 ou mais conexões de rede ativas neste computador e desative as conexões que não estiverem sendo utilizadas neste momento. Isso é necessário porque, para configuração dos módulos IPnet, estes devem estar na mesma faixa de IP que o computador em que estiver rodando o software Configurador. Uma vez desativadas as conexões sem uso, feche o software Configurador e abra-o novamente. Clique para procurar dispositivos.

- Se estiver utilizando uma rede que possua servidor de DHCP, pressione no módulo a tecla DHCP até que todos os leds se apaguem (aprox. 12 seg) e então solte a tecla. Ao reiniciar, o dispositivo irá receber automaticamente um novo endereço IP válido e o led DHC irá acender deixando o dispositivo disponível para configuração e uso. Clique novamente para procurar dispositivos. Caso o led DHC não acenda, isto indica que o dispositivo não recebeu um endereço IP correto do servidor de DHCP. Neste caso, ele ficará com o endereço IP de valor 192.168.0.4 e será necessário seguir o procedimento abaixo.

- Se estiver conectado ao módulo IPnet diretamente por cabo (ou utilizando apenas um switch), defina o IP do computador utilizado como "Fixo" e de valor 192.168.0.10. Uma vez ajustado o endereço IP do computador, feche o software Configurador e abra-o novamente. Verifique se no topo do software ele mostra "IP deste computador: 192.168.0.10". Caso positivo, clique novamente para procurar dispositivos.

- Após configurado, o dispositivo mantém os parâmetros gravados mesmo que seja desligado.

- A senha de fábrica para gravação de novos parâmetros é formada por 6 zeros (000000).